Defensora incansável da oferta de comunicação inclusiva, Claudia Werneck lançará o primeiro livro no Brasil em nove formatos acessíveis
Fundadora da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, a jornalista e ativista em Direitos Humanos Claudia Werneck, referência nacional e internacional em comunicação acessível e inclusiva, lançará no dia 26 de maio, às 19 horas, no Itaú Cultural – SP, seu 15º livro: Tia Zilda – Histórias de Inclusão. O evento, que será plenamente acessível, começará com uma roda de conversa sobre acessibilidade, com a presença da senadora Mara Gabrilli. A publicação é uma realização da WVA Editora e da Escola de Gente, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio de Itaú, Instituto Cultural Vale e GENOA Capital.
A obra integra a campanha “Todas as Pessoas Têm Direito de Conhecer Todas as Histórias”, que tem o compromisso de ampliar o acesso à leitura para todas as pessoas — incluindo aquelas que são analfabetas, têm pouco domínio da língua portuguesa, não conseguem segurar um livro por conta da idade ou vivem com deficiência auditiva ou visual. O livro será lançado simultaneamente em nove formatos acessíveis — uma iniciativa inédita no Brasil — e estará disponível gratuitamente no premiado aplicativo de cultura acessível VEM CA, além das plataformas digitais da Escola de Gente.
A distribuição gratuita será feita prioritariamente para organizações públicas que oferecem Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de bibliotecas públicas, universidades e outras instituições públicas de cultura e educação.
Com prefácios de Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas do Brasil; Sheila Kaplan, doutora em Literatura e jornalista cultural; e Diego Werneck Arguelhes, professor associado do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, Tia Zilda – Histórias de Inclusão reúne uma coletânea diversa de contos, crônicas e artigos anteriormente publicados em jornais, revistas e publicações especializadas. O conteúdo reflete a diversidade cultural e linguística da autora, proporcionando ao leitor uma experiência literária enriquecedora.
Autora de 14 livros publicados em português, inglês e espanhol, com mais de 500 mil exemplares vendidos, Claudia é responsável por clássicos como Quem cabe no seu TODOS?, Ninguém mais vai ser bonzinho e Um amigo diferente?. Ela retorna à literatura após dez anos dedicados à produção de artigos e à atuação em advocacy e na gestão da Escola de Gente.
O novo livro aprofunda reflexões sobre inclusão e diversidade em contextos contemporâneos, incluindo o mundo digital durante e após a pandemia de covid-19, sempre sob a perspectiva da educação e cultura inclusiva.
Esta é a segunda obra-símbolo da campanha “Todas as Pessoas Têm Direito de Conhecer Todas as Histórias”, lançada em 2011 pela WVA Editora e pela Escola de Gente, diante da constatação de que ainda são raras as publicações em formatos acessíveis no Brasil. A primeira foi o livro infantil Sonhos do Dia.
A nova publicação se destaca por seu pioneirismo na acessibilidade, sendo oferecida nos seguintes nove formatos:
-
Impressão em tinta
-
Audiolivro
-
Audiolivro com audiodescrição
-
PDF com audiodescrição
-
Arquivo TXT com audiodescrição
-
Arquivo DOC com audiodescrição
-
Vídeo com Libras, legendas e audiodescrição
-
Vídeo em linguagem simples com todo o conteúdo do livro
-
E-book acessível com descrição de imagens e gráficos
Todos os formatos estarão disponíveis no dia do lançamento. A edição física também conta com recursos de acessibilidade já utilizados pela WVA Editora: capa com QR Code em relevo para acesso direto aos formatos digitais e encadernação em wire-o, que facilita o manuseio por pessoas com deficiência motora.
Sobre Claudia Werneck
Única escritora brasileira recomendada pela UNESCO e pelo UNICEF, Claudia Werneck é jornalista, ativista, empreendedora social, palestrante e consultora internacional. Recebeu mais de 100 premiações e reconhecimentos em diversos países. É autora de 14 livros publicados pela WVA Editora em três idiomas (português, inglês e espanhol), voltados para crianças e adultos, abordando temas como direitos humanos, inclusão e acessibilidade, com mais de 500 mil cópias vendidas. Sua obra Sociedade Inclusiva. Quem cabe no seu TODOS? é referência internacional.
Serviço
Lançamento do livro “Tia Zilda – Histórias de Inclusão”
Abertura: Roda de conversa sobre acessibilidade, com a senadora Mara Gabrilli como convidada de honra
Data: 26 de maio de 2025 (segunda-feira)
Horário: 19 horas
Local: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149, São Paulo (SP)
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o OBuxixo no Google Noticias ou OBuxixo no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.
© 2023 OBuxixo | A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.